País

Estudantes dos PALOP têm mais dificuldades no ensino superior e maior abandono escolar

Entre 2015 e 2021, mais de 72 mil estudantes dos PALOP frequentaram instituições de ensino superior em Portugal. Angola e Cabo Verde são os países africanos de língua oficial portuguesa com maior número de estudantes.

João Faiões

João Tuna

Um estudo diz que os estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) em Portugal têm pior resultados e mais abandono da escola. São também identificadas várias dificuldades, incluindo a demora nos vistos.

Entre 2015 e 2021, mais de 72 mil estudantes dos PALOP frequentaram Instituições portuguesas de Ensino Superior. Angola e Cabo Verde são os países africanos de língua oficial portuguesa com maior número de estudantes em Portugal.

De acordo com um estudo realizado por um grupo de trabalho ligado ao ensino superior, o desempenho escolar desses alunos é bastante inferior ao dos estudantes portugueses.

Relativamente ao abandono escolar, no ano de 2020 há registo de taxas superiores a 60% de alunos dos PALOP que desistiram dos estudos.

Alojamento também é um problema

A burocracia e o alojamento são dificuldades apontadas pelos estudantes dos PALOP inquiridos no estudo, confirmadas também pala sua representante no Politécnico de Bragança

O estudo pretendeu identificar os problemas com que se debatem os estudantes internacionais que estudam em Portugal para permitir melhorar o seu acolhimento e integração.

Últimas