País

Fecho de urgências de obstetrícia coloca sob grande pressão Maternidade Alfredo da Costa

Os serviços estiveram sob pressão devido ao encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais S. Francisco Xavier e Amadora-Sintra. Também na urgência para doentes críticos do Santa Maria quase 40 pessoas ficaram, na noite de sábado, duas horas a aguardar internamento.

SIC Notícias

A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, não recebeu este sábado doentes orientados através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Os serviços estiveram sob pressão devido ao encerramento das urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais S. Francisco Xavier e Amadora-Sintra. Neste último, as urgências estiveram encerradas durante 12 horas devido a uma baixa de última hora, tal como explica a jornalista da SIC, Sofia Cordeiro Coelho.

Urgências do Santa Maria encerraram no sábado

Também na urgência para doentes críticos do Santa Maria, em Lisboa, quase 40 pessoas ficaram, durante a noite de sábado, duas horas a aguardar internamento, o que levou ao encerramento do serviço. O INEM foi avisado de que o hospital não estava a receber doentes graves.

No total, o Santa Maria diz que atendeu 330 doentes durante todo o dia de sábado. Este domingo, ao fim da manhã, os tempos de espera na urgência geral já estavam acima do recomendado: três horas para doentes urgentes.

Na próxima semana estão previstos constrangimentos em 33 unidades de saúde em todo o país, com especial incidência sobre a região de Lisboa e Vale do Tejo. No caso da urgência de obstetrícia da Amadora, vai estar encerrada durante toda a semana.

Últimas