O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (Sepna) do Comando Territorial de Leiria da GNR anunciou a deteção de uma descarga ilegal de efluentes pecuários e a identificação do seu autor, em Porto de Mós.
No decorrer de uma ação de fiscalização, na quarta-feira, os elementos do Sepna detetaram em flagrante uma descarga ilegal de efluentes pecuários, na localidade de Calvaria de Cima, no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.
Os militares confirmaram que a descarga era proveniente "diretamente dos núcleos de produção de uma exploração pecuária, sem que existisse qualquer mecanismo de tratamento ou depuração".
Segundo um comunicado da GNR, os efluentes desaguavam para a linha de água de Ribeira da Calvaria, um afluente do Rio Lena.
A intervenção imediata dos elementos do Sepna permitiu travar a descarga dos efluentes.
Desta ação, resultou a identificação do autor da descarga ilegal, tendo sido elaborado um auto de notícia, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.
Fonte da GNR adiantou à agência Lusa que o autor da descarga não tem antecedentes por este tipo de infração e irá ser alvo de uma contraordenação.
O Comando Territorial de Leiria da GNR tem dado uma atenção especial à questão ambiental, pelo que irá lançar novamente a operação 'Clean Water', que decorrerá entre o dia 15 e o dia 15 de abril de 2024.
A Guarda Nacional Republicana, através do Sepna, "tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais" pelo que apela à denúncia ou esclarecimento de dúvidas através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).