País

Empresários das conservas de peixe pedem urgência na certificação da sardinha portuguesa

Esta quarta-feira, 15 de novembro, assinala-se o primeiro Dia Nacional das Conservas de Peixe, uma data que serve para valorizar uma indústria que é bandeira nacional.

Rui Carlos Teixeira

Rui Flórido

Fernando Silva

Vítor Moreira

A indústria das conservas representa mais de 600 milhões de euros na economia. No entanto, a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe lamenta que o país ainda compre tanto produto ao estrangeiro.

Por isso, decidiu criar do Dia Nacional das Conservas de Peixe, que hoje se assinala pela primeira vez, para pedir mais investimento numa das áreas com mais tradição em Portugal.

A indústria, que outrora foi uma das mais importantes do país, dá hoje emprego direto a 3.500 pessoas. Portugal chegou a ter 400 fábricas e, neste momento, existem apenas 16.

Este é um setor que se apresenta com muitas possibilidades e que exporta 70% da produção. No primeiro Dia Nacional das Conservas de Peixe, os empresários alertam para a urgência da certificação da sardinha portuguesa.

Para assinalar a data, foi esta quarta-feira inaugurado, em Lisboa, um mural simbólico de homenagem às mulher conserveiras.

Últimas