As autoridades nacionais aumentaram o grau de ameaça terrorista em Portugal de moderado para significativo. Na prática, o que significa este aumento?
Significa que haverá reforço de segurança com meios do Corpo de Intervenção da PSP e de outros elementos da policia, nos aeroportos, terminais de transportes públicos, praças movimentadas e locais com muita aglomeração de pessoas como centros comerciais, eventos desportivos ou espetáculos.
Haverá também reforço de segurança na embaixada de Israel e nas sinagogas de Lisboa e do Porto. E espera-se ainda reforço da segurança de Altas Entidades como o presidente da republica, o primeiro-ministro, membros do governo a ainda embaixadores de alguns países.
Esta decisão tomada, segundo o Sistema de Segurança Interna, por razões de prevenção. Em comunicado, explicam que, depois dos ataques em França e na Bélgica, considera que existem condições que justificam a alteração do grau de ameaça terrorista em Portugal de moderado para significativo.
A decisão de elevar o grau de ameaça foi tomada numa reunião extraordinária da Unidade de Coordenação Antiterrorismo convocada pelo secretário geral do Sistema de Segurança Interna. Ficou ainda decidido uma maior troca de informações entre todas as polícias nacionais e também estrangeiras.
As equipas especiais e de intervenção rápida estarão a partir de agora em estão de prontidão e com mais armas disponíveis.