País

Portugal não está preparado para sismos de grande intensidade, alertam especialistas

Para os especialistas, um sismo em Portugal não é uma questão de "se", mas de "quando". O Plano Nacional de Emergência especifica as funções de até 150 instituições em caso de catástrofe.

SIC Notícias

Os especialistas acreditam que Portugal não está preparado para lidar com um terramoto de grande intensidade e, por isso, a população deve procurar saber como proceder em casos destes.

“Basta termos um sismo no Vale do Tejo com magnitude 6 ou 6,5 para termos problemas graves”, disse, à SIC, o professor de engenharia sísmica Carlos Sousa Oliveira.

Em caso de sismo, há infraestruturas vitais, como a proteção civil, escolas e hospitais.

“Um hospital antigo, numa zona em que as comunicações podem ficas obstruídas, é uma solução que tem de ser repensada”, alertou João Azevedo, presidente da Sociedade Portuguesa Engenharia Sísmica.

As vias de comunicação são também essenciais. Mas para o presidente da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, entrevistado para uma Grande Reportagem da SIC, o cenário também não é melhor.

Apesar da legislação que regula a construção, não faltam exemplos arquitetónicos que se revelaram catastróficos noutras situações de sismo.

Não é uma questão de "se", mas de “quando”

Para os especialistas, um sismo em Portugal não é uma questão de "se", mas de "quando".

O Plano Nacional de Emergência especifica as funções de até 150 instituições em caso de catástrofe.

Últimas