A partir desta segunda-feira, as bicicletas Gira passam a ser gratuitas para quem vive na cidade. É uma decisão para melhorar a circulação em Lisboa e diminuir a poluição. No entanto, há residentes que não consideram Lisboa uma cidade preparada para ciclistas.
As bicicletas GIRA são agora gratuitas para todos os residentes de Lisboa que tenham o passe Navegante.
A medida era apenas para jovens entre os 16 e os 23 anos e adultos com mais de 65 anos, mas partir desta segunda-feira o cenário muda. Com as obras no metro e a greve na CP, as bicicletas são uma alternativa procurada por muitos.
“Podemos apanhar em qualquer lado uma Gira e entregar em quase todas as estações e são super práticas e amigas do ambiente”, constata uma estudante lisboeta, Catarina Costa.
Já o Manuel, considera que a bicicleta é uma “mais valia” e aconselha, a quem tenha esta opção, a pegarem numa bicicleta para uma vida mais saudável.
Para além disso, e conforme relembra outra estudante de Lisboa, o transporte é o mais sustentável entre as diferentes opções que existem.
“É mais sustentável e faz com que as pessoas façam mais exercício. Também faz com que as pessoas tenham um meio de transporte para circular bem Lisboa, porque de bicicleta é fácil ”, refere Margarida.
É uma iniciativa mais sustentável para o planeta, mas ainda com muito para melhorar.
“Talvez, Lisboa ainda não está 100% preparada para este meio, ainda não há ciclovias em muitos sítios, por exemplo, e o acesso ao Chiado é muito difícil. Portanto, às vezes isso é um obstáculo”, explica Catarina.
Da mesma forma, Manuel expõe que as aplicações e os cais não funcionam muito bem e já teve que fazer algumas queixas e não é o único que já esteve nesta situação.
Para Margarida, a solução é sempre: reforçar as bicicletas, quanto mais, melhor, especialmente elétricas.
Há mais de mil bicicletas Gira em Lisboa. O objetivo da Câmara Municipal de Lisboa é duplicar este número.