País

Cimeira Ibérica: Portugal e Espanha assinam mais de uma dezena de memorandos

Os chefes do Executivo dos dois países encontram-se em Lanzarote para celebrar o legado de José Saramago. A agenda oficial começa e termina esta quarta-feira, mas ontem as duas comitivas já visitaram a casa-museu do escritor.

Pedro Sánchez e António Costa juntos em Lanzarote.
Borja Puig de la Bellacasa

SIC Notícias

Os primeiros-ministros de Portugal e Espanha estão reunidos em Lanzarote, uma ilha do arquipélago das Canárias, numa cimeira que tem como objetivo celebrar a vida e a obra de José Saramago. Os dois chefes de Governo encontraram-se pela primeira vez na terça-feira e esta quarta-feira marcam encontro pela última vez.

Saramago, um elo de ligação entre os dois países

Os trabalhos formais entre António Costa arrancam hoje, mas na terça-feira os dois primeiros-ministros já visitaram juntos a casa-museu do escritor português, local onde viveu a partir do ano de 1993.

António Costa disse que Saramago é um forte laço que liga os dois países ibéricos, que trabalham para aprofundar as suas relações bilaterais.

Comitiva portuguesa composta por 10 ministros

Com 10 ministros, a comitiva portuguesa liderada por Costa deverá assinar mais de uma dezena de memorandos com Espanha, em áreas relacionadas com a cultura, coesão territorial, educação, saúde, ciência ou ensino superior, entre outros.

De todos os acordos que serão rubricados entre as duas nações, o Governo português destaca o que diz respeito à programação cultural cruzada entre os dois países da Península Ibérica.

Portugal e Espanha celebram 50 anos de democracia

Com este tema pretende-se assim destacar o contributo dos agentes culturais portugueses e espanhóis nos processos de transição democrática dos dois Estados em 1974 e 1975.

Últimas