Mergulhadores da Marinha inativaram este domingo uma bomba encontrada na Meia Praia, em Lagos.
O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, que solicitou a presença de uma Equipa de Prontidão de Inativação de Engenhos Explosivos (EOD).
"A Equipa de Prontidão de Inativação de Engenhos Explosivos (EOD), do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º1 (DMS1) da Marinha Portuguesa, foi ativada hoje [domingo], dia 17 de julho, pelas 12:00, na sequência da presença de um possível engenho explosivo, em Meia Praia, Lagos", lê-se no comunicado divulgado pela Marinha Portuguesa.
Após reconhecimento e a análise do engenho, a EOD concluiu tratar-se de uma granada de morteiro, que foi inativada no local.
Para este procedimento estiveram na Meia Praia três militares da EOD, dois agentes da Polícia Marítima e duas viaturas Amarok com cinco militares.
A Autoridade Marítima Nacional deixa ainda o alerta "para o perigo inerente a este tipo de engenhos" muitas vezes encontrados na costa portuguesa. Pedem que qualquer avistamento seja sempre relatado "e tratado como sendo um engenho explosivo real e perigoso", alertando que não deve ser "manuseado ou movimentado".