André Ventura demitiu o chefe de gabinete do partido na Assembleia da República. Há muito que Nuno Afonso tinha divergências públicas com o líder e aguentou apenas um mês no cargo.
Ex-militante do PSD, como André Ventura, Nuno Afonso é fundador do Chega e militante número 2 do partido.
Foi coordenador autárquico, eleito vereador para a Câmara de Sintra e não escondeu o descontentamento com o líder do Chega por ter ficado de fora das listas de candidatos a deputados nas eleições legislativas.
Já antes, no Congresso de Coimbra, tinha ficado evidente o mal-estar quando Nuno Afonso deixou de ser vice-presidente.
Com o partido como terceira força política parlamentar, Ventura levou-o para a Assembleia da República como chefe de gabinete.
Ao fim de um mês de trabalho, a exoneração foi conhecida esta quinta-feira.
O Chega diz nada mais ter para esclarecer. Nuno Afonso disse à SIC que os militantes do partido merecem uma explicação.
O agora ex-chefe de gabinete parlamentar adianta não ter sido apanhado de surpresa. A continuidade como vereador, representando o Chega na Câmara Municipal de Sintra, depende se tiver ou não a confiança política do partido.
A exoneração acontece uma semana depois de, também no Parlamento, ter sido conhecida a demissão do assessor do partido.
Manuel Matias, pai da deputada Rita Matias, fora nomeado por André Ventura. Renunciou, disse, num comunicado, para evitar constrangimentos ao normal funcionamento do grupo parlamentar, depois de terem surgido dúvidas de legalidade e transparência no processo de nomeação.
Saiba mais:
- Ventura quer investigação para saber se há ligação do PCP ao regime de Putin
- Ventura esteve nos dois lados da barricada fiscal?
- 25 Abril: Ventura pede a Marcelo que não condecore “bandidos”
- Ventura publica foto com Le Pen: “Um dia venceremos”
- Novo Banco: Ventura considera “vergonhoso” prémio que administração pode vir a receber
- SEF: Ventura diz que Governo percebeu o “erro” e está a adiar extinção
- Ventura sobre refugiados: falou em “desperdício” agora de braços abertos?
- OE 2022 traz “certa dose austeridade” e crescimento vai ser revisto em baixa, diz Ventura
- Ventura acusa Santos Silva de censura e diz que Chega quer ultrapassar o PSD