O autoagendamento para a vacinação de crianças entre os dez e os 11 anos já está disponível. Na página da Direção-geral da Saúde (DGS) já pode agendar a vacina.
Desde a tarde desta segunda-feira, 13 de dezembro, que já pode agendar a vacina para menores de 12 anos. Para fazê-lo, terá apenas de seguir quatro passos, depois de indicar a data de nascimento (dia/mês/ano) e se "esteve infetado".
Também já está disponível o agendamento para a dose de reforço "dos cidadãos com mais de 50 anos que foram vacinados com uma dose da vacina Janssen". Em simultâneo, "o portal manterá a possibilidade de agendamento para a dose de reforço (...) dos cidadãos que tenham 65 ou mais anos".
Escolher o local e a data para a vacinação. Depois receberá um SMS enviado pelo número 2424 a confirmar a data, hora e local de vacinação. Deve, posteriormente, responder a esse SMS para confirmar o agendamento e no dia e hora indicados deverá deslocar-se ao local que escolheu para a administração da vacina.
Alguns pais que estão a tentar fazer o agendamento têm sentido dificuldades. A DGS admite que ainda estão "a ser ultimados os procedimentos informáticos", garantindo que os mesmos deverão estar ultrapassados "até ao final do dia de hoje".
Esta segunda-feira, pelas 8h30, chegaram a Portugal cerca de 300 mil doses de vacinas pediátricas, prevendo-se a chegada de mais 460 mil em janeiro de 2022, disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
As 300 mil doses de vacinas pediátricas chegaram a Arazede, no concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, onde vão ficar armazenadas até seguirem para os locais de vacinação para serem administradas em crianças.
"As doses vão chegar gradualmente até ao conjunto global de cerca de 1,5 milhões de doses de formulação pediátrica", acrescentou António Lacerda Sales, que marcou presença na receção às vacinas pediátricas da Pfizer. "É um dia muito importante porque viemos receber 300 mil doses de formulação pediátrica. Simultaneamente chegaram também mais de 500 mil doses de vacinas convencionais para adulto", informou.
A decisão de vacinar esta faixa etária resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde, depois de ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas da Pfizer, na versão pediátrica.
Recorde o calendário da vacinação:
- Dias 18 e 19 de dezembro, crianças entre os 11 e os 10 anos;
- De 6 a 9 de janeiro: crianças entre os 9 e os 7 anos;
- A 15 e 16 de janeiro: crianças entre os 6 e 7 anos;
- A 22 e 23 de janeiro: crianças com 5 anos.
Entre os dias 5 de fevereiro a 13 de março prevê-se que arranque a administração das segundas doses.
Saiba mais
- Covid-19: vacinas pediátricas começam a ser distribuídas nos próximos dias
- Vacinação de crianças começa amanhã na Madeira
- Covid-19: ARS-Norte desaconselha eventos que promovam a aglomeração de pessoas
- Covid-19: chegaram 300 mil doses de vacinas pediátricas a Portugal
- Covid-19: vacinar as crianças pode evitar 13 mil infeções
- “A síndrome de covid longo ocorre tanto em adultos como em crianças”
- Covid-19: 74 casos de crianças internadas em cuidados intensivos desde o início da pandemia