O vice-almirante Gouveia e Melo vai ser proposto pelo Governo ao Presidente da República para substituir o atual Chefe do Estado-Maior da Armada que vai ser exonerado, adiantou à Lusa fonte próxima do processo.
A informação foi confirmada à Lusa por uma fonte próxima do processo e ligada à Defesa Nacional.
Henrique Gouveia e Melo assumiu o comando da 'task force' no passado dia 3 de fevereiro, na sequência da demissão do anterior coordenador Francisco Ramos, que esteve pouco mais de dois meses à frente da equipa.
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a exoneração do Chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram esta terça-feira à Lusa fontes ligadas à Defesa.
De acordo com fontes ligadas à área da Defesa, o atual Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado deverá, por proposta do Governo, sair do cargo que ocupa desde 2018.
Os chefes de Estado-Maior dos ramos são nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, a qual deve ser precedida da audição, através do ministro da Defesa Nacional, do CEMGFA, prevê a lei orgânica das Forças Armadas.
A Lusa tentou sem êxito obter um comentário do almirante António Mendes Calado.
Gouveia e Melo: o mestre da vacinação termina a missão e retira o camuflado
Quando assumiu o cargo de coordenador da task force, era praticamente desconhecido do grande público. Agora, é – sem sombra de dúvida – uma das figuras de maior destaque na sociedade.
Em meio ano, o vice-almirante Gouveia e Melo insurgiu-se contra a falta de entrega de vacinas, enfrentou negacionistas e acelerou o processo. É a ele – de forma inegável – que se deve o sucesso da vacinação contra a covid-19 em Portugal.
Veja também:
- Vacinação contra a gripe será coordenada por coronel do exército
- Missão de Gouveia e Melo "cumprida" a uma semana de 85% da população estar vacinada contra a covid-19
- Covid-19: Missão de Gouveia e Melo como coordenador do plano de vacinação "está terminada"
- Covid-19: Gouveia e Melo despede-se das funções de coordenador da task force para a vacinação