A Proteção Civil decidiu colocar em estado de alerta laranja – o segundo mais alto no combate aos incêndios – cinco distritos durante o próximo fim de semana. Devido às elevadas temperaturas esperadas, foi ainda decidido deslocar algumas equipas para as zonas considerada de maior risco de incêndio.
Até há próxima segunda-feira, o risco de incêndio aumenta a cada dia que passa até que Portugal acaba pintado praticamente de vermelho e laranja durante o próximo fim de semana.
O aviso do Instituto de Meteorologia chegaram à Autoridade Nacional de Proteção Civil, que decidiu colocar o dispositivo especial de combate aos incêndios em estado de emergência especial – o nível laranja – em cinco distritos:
- Bragança
- Castelo Branco
- Faro
- Guarda
- Portalegre
Este nível representa um reforço de meios nestas regiões. A estratégia está traçada e passa pela deslocação de algumas equipas das zonas menos críticas para os distritos onde as temperaturas vão ser mais altas.
Em Castelo Branco e na Guarda, o nível de prontidão das equipas de combate aos incêndios aumenta já esta quinta-feira. Na sexta-feira junta-se ao nível amarelo outros 12 distritos. No continente, fora do estado de emergência especial ficam apenas os distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo.
► Veja mais:
- Bombeiros combatem incêndio em armazém de plásticos e madeiras em Évora
- Fogo num prédio em Agualva-Cacém ficou confinado a uma fração
- Risco de incêndio na região Centro é cada vez maior e só a eficácia dos bombeiros tem evitado o pior
- Cinquenta municípios do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio
- Primeiro-ministro apela a "cuidados acrescidos" numa altura de maior risco de incêndio
- Não há danos materiais nem feridos no incêndio na zona de Pombal