País

PSP assinala hoje 150 anos

A PSP assinala hoje 150 anos de existência com uma cerimónia na Praça do Império, em Lisboa, numa comemoração em que quase 400 novos agentes vão assumir o compromisso de honra.

(Arquivo)

Segundo a Polícia de Segurança Pública, os quase 400 novos agentes terminaram agora o curso na Escola Prática de Polícia e no início da próxima semana vão entrar ao serviço nos diversos comandos do país.

A cerimónia vai ser presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e contará com as presenças do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, primeiro-ministro, António Costa, e ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

As comemorações dos 150 anos da PSP são celebradas na mesma semana em que 18 polícias da esquadra de Alfragide, concelho da Amadora, são acusados pelo Ministério Público de agirem com ódio racial, de forma desumana e cruel no caso que envolveu vários jovens da Cova da Moura, em 2015.

Estes 18 polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Amadora estão acusados por denúncia caluniosa, injúria, ofensa à integridade física e falsidade de testemunho, além de outros tratamentos cruéis e degradantes ou desumanos e sequestro agravado e falsificação de documento.

No âmbito das comemorações, a PSP vai também lançar, hoje à tarde, uma moeda de dois euros para celebrar as origens da instituição.

Lusa

Últimas