País

Fuga dos reclusos de Caxias está a ser "criteriosamente investigada"

A secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, disse esta sexta-feira que a fuga dos três reclusos da cadeia de Caxias é um incidente que está a ser "criteriosamente investigado".

SIC

"São ocorrências raras e anómalas que, nem o Ministério da Justiça nem a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais pretendem esconder, pelo que este incidente está a ser criteriosamente investigado", disse Helena Mesquita Ribeiro, à margem da inauguração da primeira unidade de cuidados continuados no Hospital Prisional de São João de Deus, em Caxias.

Helena Rebeiro garantiu que nem o Ministério da justiça nem a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) "pretendem fugir às suas responsabilidades" e que a investigação da fuga servirá para que se possa "extrair lições tão depressa quanto possível". "É um problema que é evidentemente negativo e que nos faz pensar e por isso instaurámos um inquérito para verificar como foi possível ocorrer, sendo que não são factos inéditos. Temos a humildade necessária para fazer aquilo que se vier a verificar que é necessário fazer depois da investigação rigorosa".

Três reclusos, dois chilenos e um português, fugiram na madrugada de domingo do Estabelecimento Prisional de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam. Os dois reclusos chilenos foram detidos em Espanha e vão ser extraditados para Portugal.

Lusa

Últimas