País

Emitido mandado de detenção europeu para Pedro Dias

O Ministério Público da Guarda emitiu um mandado de captura europeu contra Pedro Dias, suspeito dos crime de Aguiar da Beira, em fuga há mais de duas semanas.

Última atualização às 16:53

O mandado de detenção europeu é uma decisão judiciária emitida por um Estado-membro para detenção e entrega, por outro Estado-membro, de uma pessoa "procurada para efeitos de procedimento criminal ou para cumprimento de uma pena ou medida de segurança privativas da liberdade", segundo o Ministério Público.

Pedro João Dias está em fuga desde 11 de Outubro, o dia em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e outro ficou ferido. Nessa mesma madrugada, um homem morreu e a uma mulher ficou gravemente ferida, também alvejados a tiro na viatura em que seguiam, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu. Pedro Dias é o principal suspeito.

Denúncias e alegados vestígios do suspeito foram surgindo ao longo dos últimos dias. A atenção das autoridades centrou-se, num primeiro momento, na zona de Arouca, em Vila Real.

Há 17 dias em fuga, o alegado homicida de Aguiar da Beira terá sido avistado na Galiza. A impresa espanhola avançou que Pedro Dias foi visto ao volante de um BMW preto numa localidade a 40 quilómetros da fronteira com Portugal.

Últimas