País

PS quer preservativos gratuitos nas escolas

O grupo parlamentar do PS quer preservativos gratuitos nas escolas do ensino básico e secundário. A lei que prevê a distribuição de contracetivos existe desde 2009 mas nunca foi aplicada.

A lei, aprovada no primeiro Governo de José Sócrates, prevê a criação de gabinetes de apoio ao aluno que tem, entre outras competências, a distribuição de contracetivos não sujeitos a receita médica.

O problema explicou ao jornal Público a deputada do PS, Inês Lamego, é que para os alunos terem acesso aos preservativos ou pílulas, tem de passar pelos centros de saúde. Um procedimento que acentua a inibição dos jovens.

Por outro lado, a dificuldade em garantir o anonimato de quem procura o espaço e os horários muito preenchidos dos alunos são apontados como impedimentos para frequentar os gabinetes de apoio.

Os deputados socialistas pedem por isso alterações e recomendam também a extensão da educação sexual até às universidades e politécnicos.

Segundo um relatório da Direção-geral da Saúde mais de um terço dos jovens diz ter tido relações sexuais sem o uso de preservativo.

Últimas