País

Número de casos de gripe aumenta na terceira semana de janeiro

O número de casos de gripe aumentou na terceira semana de janeiro, tendo sido detetados 17 em catorze hospitais portugueses, de acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 

O Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe indica que na terceira  semana do ano (entre 13 e 19 de janeiro), a taxa de incidência da síndroma  gripal foi de 67,9 casos por cada 100.000 habitantes, encontrando-se "acima  da atividade basal" pela terceira semana consecutiva, com tendência crescente.

O relatório realça também que a percentagem de casos positivos para  o vírus da gripe aumentou gradualmente nas últimas semanas. 

Nos 292 casos de Síndroma Gripal analisados até à terceira semana, o  vírus influenza foi detetado em 138 (47,3%) casos, o vírus Influenza A (H1)  em 92 (32%), o vírus A (H3) em 45 (15%) e o vírus B/Yamagata em um caso  (0,3%). 

Segundo o boletim de vigilância epidemiológica, dos 17 novos casos de  admissão, por gripe nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) de 14 hospitais  portugueses verificou-se que cerca de 75% dos doentes não estavam vacinados  contra a gripe e 65% tinham, pelo menos, um fator de risco para doença.

Na segunda semana de janeiro, tinham sido admitidos seis casos em UCI  nos hospitais que reportam informação para a vigilância epidemiológica da  doença. 

Segundo o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, na segunda  semana do ano, a proporção de doentes admitidos em UCI foi de 3,2%, "inferior  ao valor estimado na semana anterior". 

A taxa de incidência da síndrome gripal foi de 63,7 casos por cada 100.000  habitantes, neste período. 

A mortalidade por "todas as causas" registada foi a esperada, adianta  o boletim. 

Desde o início da época, foram admitidos 43 casos de gripe nas UCI dos  hospitais. 

Lusa

Últimas