País

Greve na Carris com "níveis muito grandes" de adesão

A adesão à paralisação parcial da Carris continua com "níveis muito grandes", cumprindo as "expectativas", segundo Manuel Leal, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

(Lusa)
MIGUEL A. LOPES

Em declarações à agência Lusa, o sindicalista referiu que os dados de  domingo e de segunda-feira à tarde indicam "níveis muito grandes" de adesão.

"Como já tínhamos expectativas, da parte da tarde houve níveis muito  grandes de adesão, que se traduziu em algumas carreiras a serem feitas por  dois ou três autocarros e nos serões algumas carreiras a ficarem sem nenhum  autocarro a funcionar", afirmou. 

Nas oficinas da Carris Bus, a adesão esteve "muito perto dos 100%".

Durante esta semana de luta, vão decorrer discussões entre as várias  estruturas sindicais para eventuais ações de protesto, mas no "concreto  ainda não está nada agendado". 

Pela parte da Carris, dadas as "características atípicas" desta greve  "não há dados concretos" sobre a paralisação. 

Os trabalhadores da Carris estão a fazer greve parcial desde domingo  até  7 de dezembro e ao trabalho suplementar durante todo o mês em protesto  contra o Orçamento do Estado (OE). 

O documento prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas  de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre  outras medidas.

Lusa

Últimas