"Foi com bastante agrado que soubemos que a investigação para encontrar a nossa filha Madeleine foi oficialmente reaberta em Portugal", escrevem Gerry e Kate McCann num comunicado. "Esperamos que a reabertura deste processo nos permita encontrar finalmente a nossa filha, assim como o responsável por este crime".
Madeleine desapareceu na praia da Luz, no Algarve, em maio de 2007. Os pais chegaram a ser constituídos arguidos, mas o processo foi arquivado pouco mais de um ano depois. Hoje, o Ministério Público anunciou a reabertura do inquérito sobre o desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, depois de a Polícia Judiciária ter apresentado novos elementos.
Os pais de Maddie acrescentam que nesta fase é importante respeitar o trabalho da polícia: "Estão a ser desenvolvidos todos os esforços para descobrir respostas que todos procuramos".
Entretanto, a polícia britânica emitiu um comunicado onde revela ter tido uma reunião em Lisboa, há uma semana, com os responsáveis da Polícia Judiciária, onde lhe foi comunicado que seria reaberta a investigação em Portugal. Nessa mesma reunião, estiveram também presentes Kate e Gerry Mccann, que foram também informados das últimas diligencias da PJ.