País

Morreu Maria José Nogueira Pinto, deputada eleita pelo PSD

A deputada independente eleita pelas listas do PSD Maria José Nogueira Pinto morreu hoje, aos 59 anos, confirmou fonte do grupo parlamentar social-democrata.

Maria José Nogueira Pinto tinha 59 anos

Maria José Pinto da Cunha Avilez Nogueira Pinto, nascida a 23 de março  de 1952 em Lisboa, morreu vítima de doença prolongada. 

Na actual legislatura, esteve presente nas duas primeiras sessões plenárias,  referentes à eleição da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, não tendo já comparecido à discussão do Programa do Governo, quinta e sexta-feira da semana passada. 

Durante a doença, Maria José Nogueira Pinto manteve os seus comentários  habituais na SIC Notícias e continuou a escrever um artigo no jornal Diário de Notícias.   

Jurista de formação, licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi investigadora no Gabinete de Estudos Rurais da Universidade Católica Portuguesa e exerceu diversos cargos em instituições públicas e privadas - vice-presidente do Instituto Português de Cinema, directora da Maternidade Alfredo da Costa, membro do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian,  representante de Portugal na Secretaria de Cooperação Ibero-Americana e provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Maria José Nogueira Pinto entrou na política em 1992, como sub-secretária de Estado da Cultura do Governo de Cavaco Silva. Em ruptura com Pedro Santana Lopes, demitiu-se um ano depois. Em 1996 filiou-se no CDS-PP, partido pelo qual era já deputada independente desde 1995.

Em 1998 disputou a sucessão do CDS-PP com Manuel Monteiro, acabando derrotada no congresso que elegeu Paulo Portas como líder nacional. Foi presidente do Grupo Parlamentar e do Conselho Nacional do CDS-PP e, em 2005, candidatou-se a presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Até 2007 exerceu o cargo de vereadora da Habitação Social, em Lisboa.

Em Março de 2007 entrou em conflito com o partido e abandonou o CDS-PP. Em 2009 integrou as listas do PSD para a Assembleia da República e foi eleita deputada, facto que se repetiu nas últimas legislativas.

Últimas