Investigadores descobriram no Parque Nacional de Tigres e Leopardos do Nordeste da China um comportamento animal surpreendente: tigres a caçar ursos. As câmaras do local captaram um fenómeno que, afinal, não é assim tão raro, levantando novas perspetivas sobre as relações entre predadores na região.
A investigação, liderada pela Universidade Normal de Pequim, registou imagens de um tigre siberiano a perseguir insistentemente um grande urso pardo, que, apesar da sua constituição tipicamente robusta e movimentos habitualmente lentos, demonstrou uma agilidade surpreendente.
Feng Limin, professor da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Normal de Pequim, explicou, segundo a agência Reuters, que a perseguição pode estar relacionada com a juventude e inexperiência do tigre na caça de ursos.
A análise de amostras de fezes de tigres e leopardos revelou que os ursos — tradicionalmente considerados predadores de topo e sem inimigos — representam uma parte significativa da dieta dos tigres siberianos.
"Descobrimos que os ursos constituem cerca de 10% da dieta do tigre siberiano durante todo o ano. As imagens de câmaras infravermelhas já registaram tigres a perseguir ursos ", disse o investigador Feng Limin.
Os grandes carnívoros costumam ser vistos como predadores sem ameaças diretas. No entanto, o crescente número de registos de tigres a caçar leopardos e ursos revela um lado da complexa teia alimentar deste ecossistema que, até agora, era pouco conhecido.