Olhares pelo Mundo

"Bar sóbrio": Nova Iorque segue tendência para cortar no consumo de álcool

Spirited Away é uma loja especializada na venda de bebidas não alcoólicas. Hekate Café & Elixir Lounge é "o único bar sóbrio" em Nova Iorque. Ambos fazem sucesso na cidade norte-americana, numa altura em que muitos assumem ter a pretensão de cortar no consumo de álcool.

Elisa Macedo

Ana Isabel Pinto

Nova Iorque está a acompanhar uma tendência crescente nos Estados Unidos e que tem sido designada por "curiosidade sóbria". Bares e lojas especializadas na venda de bebidas não alcoólicas estão a atrair cada vez mais clientes na cidade norte-americana, onde muitos assumem ter a pretensão de consumir menos álcool.

O Hekate Café & Elixir Lounge é um bar que se anuncia como "o único bar sóbrio na cidade de Nova Iorque". Hayley e Taylor Boykin, clientes numa noite de sexta-feira, admitiram em entrevista à agência Reuters: “Estamos a tentar beber menos, vimos este bar nas redes sociais e resolvemos experimentar”.

Cerca de 34% dos norte-americanos estão interessados ​​em beber menos bebidas alcoólicas em 2023 e mais de 24% deixaram mesmo de consumir álcool, de acordo com um estudo realizado pela NCSolutions, uma empresa especializada em publicidade e marketing.

Alan Miles, diretor executivo da NCSolutions, observa um crescimento significativo na indústria de bebidas não alcoólicas.

"Cresceu de 10 a 12% ao ano nos últimos três anos, depois do consumo de álcool que teve um pico em 2020, todos sabemos porquê ", disse Alan Miles, em entrevista à Reuters.

“Queria criar o mesmo tipo de comunidade, mas tirar o álcool da equação”

Abby Ehmann, dona do Hekate, inaugurado em setembro de 2022, e do Lucky, um outro bar que serve bebidas alcoólicas do outro lado da rua, também notou uma mudança.

"Os negócios no Hekate têm sido ótimos. Às vezes, ganhamos mais do que no Lucky", disse Abby Ehmann.

"Acho que criei alguns alcoólatras porque adoram o que fazemos (no Lucky), a ponto de virem todos os dias e beberem todos os dias", admitiu.

No Hekate "isso não tem acontecido e é mais saudável para todos. Eu queria criar o mesmo tipo de comunidade, o mesmo sentimento, o mesmo ambiente, mas tirar o álcool da equação", sublinhou Ehmann.

Loja de bebidas sem álcool foi “além da curiosidade sóbria”

Um "bar sóbrio" precisa de algo para servir e é aí que entra uma loja como a Spirited Away.

Quando a loja abriu na cidade de Nova Iorque, em 2020, vendia apenas cerca de 50 tipos de bebidas não alcoólicas e ficava num espaço mais pequeno, agora vende cerca de 250 variedades diferentes de bebidas sem álcool e está instalada num local mais amplo.

"A indústria está a crescer tão rapidamente que não podemos ignorar tudo o que os clientes querem", disse Douglas Watters, proprietário da Spirited Away, em entrevista à Reuters.

Para conseguir dar resposta à procura crescente, Douglas Watters criou ainda o Dry Atlas, um site que vende cerca de 850 bebidas sem álcool.

"Temos marcas de todo o mundo", disse Watters. "Temos muitas marcas daqui de Nova Iorque, marcas da África do Sul e da Ásia e muitas marcas da Europa Ocidental. Agora é realmente um fenómeno global. Acho que fomos além da curiosidade sóbria", disse Watters.

“O consumo consciente não vai desaparecer. Não é um flash... É uma tendência que vai continuar”, acrescentou o proprietário da Spirited Away.

Últimas