Mundo

Múmia com mais de mil anos descoberta em obras de gasoduto no Peru

Os restos mortais estavam bem preservados e foram encontrados a pouca profundidade. A mulher terá morrido antes dos 30 anos e pertencia a uma cultura importante no Peru entre os anos 1000 e 1470.

Teresa Canto Noronha

Uma múmia com mais de mil anos foi encontrada no Peru durante escavações para a construção de condutas de gás. Os peritos afirmam que os restos mortais pertencem a uma mulher e que estavam muito bem preservados.

Os trabalhos de escavação do gasoduto foram interrompidos de imediato quando alguns funcionários encontraram os restos mortais.

Estavam enterrados a pouca profundidade, perto de Lima, capital do Peru. As equipas de arqueólogos que estão a analisar a múmia estimam que esta se encontra ali há mais de mil anos.

Segundo os cientistas, a mulher terá morrido antes dos 30 anos e pertencia à civilização Chancay, uma cultura importante no Peru entre os anos 1000 e 1470, que viria mais tarde a ser absorvida pelo Império Inca.

Os Chancay viviam principalmente da agricultura e da pesca, e ficaram conhecidos por serem a primeira cultura peruana a produzir em massa objetos de cerâmica, têxteis e metais, como o ouro e a prata.

Últimas