Mundo

Incêndios em Los Angeles: "Governador, eu vivo aqui! Por favor, diga-me o que vai fazer"

Em Pacific Palisades, quase nada escapou à violência das chamas. O regresso dos residentes é marcado pela emoção e pelas muitas críticas à falta de resposta das autoridades. A Sky News acompanhou uma das moradoras e o momento de confronto, com o Governador da Califórnia, Gavin Newsom, junto ao que era, antes destes incêndios, a escola da filha.

SIC Notícias

Enquanto os alertas de emergência soam sem parar em vários pontos de Los Angeles (LA), Rachel Darvish regressa ao bairro de Pacific Palisades, absolutamente devastado pelo fogo. Sempre ali viveu, mas agora mal reconhece o local.

Aviões de combate a incêndios trazem água do mar para combater as chamas que persistem em consumir diferentes zonas de LA. A indignação entre os moradores é cada vez maior, perante a aparente falta de preparação das autoridades.

"É agora que as pessoas têm de acordar, porque se estamos a votar e a escolher pessoas pela suavidade ou pela sensação de conforto que nos dão, porque parecem ser boas pessoas… Quero saber que vamos ter alguém responsável no poder", desabafa Rachel.

Clima de revolta e indignação

Minutos depois de regressar a Pacific Palisades, dá de caras com o governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, e, sem hesitar, confronta-o no local.

“Eu moro aqui, governador! Aquela era a escola da minha filha. Por favor, diga-me o que vai fazer”, questiona Rachel. Newsom garante que está em contacto com o Presidente Joe Biden para dar resposta ao impacto brutal destes fogos.

Autoridades criticadas

O governador tem sido criticado pela má gestão da água, uma vez que as bocas de incêndio ficaram secas numa altura em que os fogos se multiplicavam.

Os prejuízos continuam a avolumar-se e as chamas continuam descontroladas.

Esta é uma reportagem da estação televisiva britânica Sky News, parceira da SIC, da autoria da jornalista Martha Kelner.

Últimas