Mundo

Tempestade nos EUA: previstas temperaturas mais baixas da última década

As principais companhias aéreas norte-americanas já estão a alertar os passageiros para a possibilidade de cancelamentos e adiamentos de voos durante toda a próxima semana.

Teresa Canto Noronha

Dezenas de milhões de norte-americanos estão a sofrer os efeitos de uma enorme tempestade de inverno que pode trazer as temperaturas mais baixas da última década. Os estados do Centro são os mais afetados, mas às más condições meteorológicas devem estender-se a todo o Leste do país.

Várias regiões decretaram o estado de emergência e os serviços de proteção civil estão a aconselhar as populações a ficarem a casa, sempre que possível.

Os meteorologistas dizem que esta pode ser a pior tempestade de inverno desta década, com nevões recorde e temperaturas muito baixas.

Começou no Centro dos Estados Unidos, mas está a alastrar ao Leste do país e, previsivelmente, dezenas de milhões de norte-americanos serão afetados nos próximos dias.

Frente polar do Ártico atinge EUA

O temporal está a ser provocado por uma frente polar vinda do Ártico e os especialistas dizem que pode tornar este o mês de janeiro mais frio dos últimos 15 anos.

Há já várias estradas e autoestradas fechadas. As autoridades já avisaram que as condições vão piorar e que muitas outras terão de ser encerradas porque a circulação rodoviária vai tornar-se muito perigosa.

As principais companhias aéreas norte-americanas também já estão a alertar os passageiros para a possibilidade de cancelamentos e adiamentos de voos durante toda a próxima semana.

Alguns aeroportos já fecharam e, em muitos locais, também já não há ligações de comboio nem de barco.

Mais de 60 milhões de pessoas vivem nas regiões mais atingidas por esta tempestade.

Últimas