O Papa Francisco fez esta quarta-feira o primeiro discurso na Indonésia, num encontro com as autoridades e representantes da sociedade civil.
No Palácio Presidencial, em Jacarta, o líder da Igreja Católica alertou os líderes políticos para a necessidade de se protegerem contra o extremismo religioso, neste que é o país com mais muçulmanos no mundo.
O Papa garantiu ainda o aumento dos esforços em direção ao diálogo inter-religioso na esperança de ajudar a combater a intolerância.
Francisco chegou ao Palácio de Merdeka numa cadeira de rodas e, além do Presidente Joko Widodo, foi também recebido por uma multidão, que acenava com bandeiras do Vaticano e da Indonésia.
Os dois líderes foram saudados por uma guarda de honra, que tocou os hinos da Indonésia e do Vaticano, antes de entrarem para uma reunião privada.
De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, citado pela agência Reuters, o Papa e Presidente indonésio não falaram especificamente sobre a guerra em Gaza, mas sim mais amplamente, como os conflitos atuais e a “importância da paz”.
O Papa aterrou na terça-feira em Jacarta, capital da Indonésia, no primeiro destino de uma viagem que vai passar ainda por Timor-Leste, Papua Nova Guiné e Singapura.