Mundo

"Não conseguimos pagar as rendas": espanhóis criticam excesso de turismo nas ilhas baleares

Os habitantes das ilhas Baleares em Espanha estão desesperados com o brutal aumento de turistas em Ibiza, Maiorca e Minorca. É uma situação que está a causar a descida nos salários, a perda de qualidade de vida e um aumento do preço da habitação.

Pedro Miguel Costa

Num parque de campismo em Maiorca, o número de autocaravanas podia significar que uma parte dos que chegam à Ilha assim a escolhem percorrer. Mas não. As pessoas vivem no local, porque é mais barato.

Cerca de 1.2 milhão de pessoas vivem nas ilhas baleares e perto de 18 milhões devem visitá-las este ano. Os habitantes das ilhas Baleares em Espanha estão desesperados com o brutal aumento de turistas em Ibiza, Maiorca e Minorca.

Não há casas para todos, sendo que o preço das que existem está constantemente a disparar e os salários não sobem da mesma maneira.

As manifestações têm sido constantes nos últimos tempos. Várias regiões de Espanha, e não só as Baleares, aprofundam o debate sobre se os milhões de visitantes trazem mais problemas do que benefícios.

Últimas