A administração de Joe Biden pretende suspender todas as encomendas de sistemas de defesa aérea Patriot e mísseis intercetores e quer redirecionar o fornecimento dessas encomendas para a Ucrânia.
Segundo o Financial Times (FT), este redirecionamento vai ser feito até que as necessidades de defesa ucranianas sejam satisfeitas. O FT refere que esta medida pode ser anunciada ainda esta quinta-feira.
A Ucrânia tem feito um lobby com o objetivo de obter as defesas antimísseis Patriot, fabricadas nos EUA, que se revelaram vitais para Kiev abater os mísseis balísticos e hipersónicos da Rússia.
O país aumentou, recentemente, os pedidos de defesa devido às sucessivos ataques russos ao setor energético ucraniano.
No início do mês de junho, o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou que a Alemanha vai entregar mais de 100 mísseis de defesa aérea Patriot à Ucrânia, numa iniciativa conjunta com a Dinamarca, os Países Baixos e a Noruega, de acordo com a Reuters.