Nos últimos anos a Inteligência Artificial tornou-se na ferramenta mais cobiçada no mundo da tecnologia. A mais recente polémica envolve o CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk, que ameaçou banir a utilização, nas suas várias empresas, de qualquer dipositivo fabricado pela gigante Apple. Se estas medidas forem implementadas, os funcionários de Elon Musk vão ficar impedidos de utilizar dispositivos como iPhones, iPads ou iMacs.
No inicio da semana, a gigante Apple e a OpenAI, responsável pela criação do ChatGPT, anunciaram uma futura parceria que visa a integração de recursos generativos de Inteligência Artificial (IA) nos dispositivos da marca norte-americana.
Poucas horas depois, Elon Musk reagiu de forma negativa a este anúncio e acusou o acordo entre a Apple e a OpenAI de constituir "uma violação de segurança inaceitável". As declarações do empresário foram feitas através da rede social X (antigo Twitter) da qual é proprietário e alcançaram mais de 70 milhões de visualizações.
A publicação mais polémica surgiu poucos minutos depois quando Elon Musk revelou que quem entrar nas suas empresas com dispositivos da Apple terá que os "deixar à porta". Em seguida serão "armazenados numa gaiola de Faraday", uma estrutura de metal que isola aparelhos de radiação eletromagnética.
Por último acusou a Apple de não ser "inteligente o suficiente" para criar a sua versão de Inteligência Artificial (IA) e acreditar que a OpenAI será capaz de garantir a segurança e privacidade dos dados cedidos pela marca norte-americana.
Em que consiste a parceria entre a Apple a OpenAI?
A ligação da Apple à OpenAI representa uma nova era para o mundo da tecnologia e para a gigante norte-americana que quer integrar nos seus dispositivos ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Foi durante o evento anual para programadores que a Apple apresentou a sua nova aposta para o próximo outono.
Este compromisso abre portas para o sistema 'Apple Intelligence' que oferece "novas ferramentas de escrita", "novas maneiras de se expressar visualmente [através de imagens]", novas formas de interagir com a assistente da Apple 'Siri', bem como melhorias na segurança e privacidade - tudo isto com recurso a Inteligência Artificial e ao famoso ChatGPT da OpenAI.
A famosa marca da "maçã" já habituou os seus clientes a uma ligação "extra forte" entre aparelhos da própria marca - mas agora parece ter ido mais longe. Com o novo sistema operativo vai ser possível "deixar o telemóvel no bolso" e fazer tudo através do computador, por exemplo.