A Synchron, empresa rival da Neuralink de Elon Musk no desenvolvimento de implantes cerebrais, está a preparar-se para recrutar pacientes para um ensaio clínico de larga escala.
A startup planeia lançar uma plataforma de registo online para quem esteja interessado em juntar-se ao ensaio clínico, que tem como intuito conseguir aprovação comercial para o aparelho do implante, adianta a agência Reuters.
À semelhança da Neuralink, de Musk – que, de acordo com a Reuters, no passado, abordou a Synchron para um investimento -, esta empresa define como objetivo fazer implantes de aparelhos que interpretam os sinais do cérebro para ajudar doentes paralisados.
A ideia é incluir doentes com paralisias causadas por AVC, esclerose múltipla ou esclerose lateral amiotrófica, revela Thomas Oxley, CEO da empresa sediada em Nova Iorque, em declarações à Reuters.
Como funciona?
Os aparelhos em causa usam elétrodos (polos condutores de corrente elétrica) para penetrar no cérebro e estabelecer comunicação direta com os aparelhos. O implante entra no cérebro pela veia que fica junto ao córtex motor do cérebro, em vez de ser implantada cirurgicamente no córtex cerebral.
Entre os investidores da Synchron estão nomes como os dos multimilionários Jeff Bezos e Bill Gates.
A empresa recebeu, em 2021, autorização dos Estados Unidos da América para operar e já implantou aparelhos em seis pacientes, depois de ter feito, anteriormente, testes, na Austrália, que, de acordo com a empresa, não revelaram efeitos adversos graves.
Para este estudo de maior dimensão, a Synchron ainda aguarda autorização da U.S. Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Nenhuma empresa conseguiu ainda aprovação final para comercializar o implante cerebral.