Mundo

Exército de Israel diz ter recuperado corpo de refém em Gaza

O homem foi raptado no dia 7 de outubro, juntamente com a mãe, que foi libertada em novembro. O cadáver foi encontrado num campo de refugiados em Gaza.

Familiares do refém israelita Elad Katzir
Maya Alleruzzo

SIC Notícias

O exército de Israel diz ter recuperado o corpo de um refém israelita preso na Faixa de Gaza desde 7 de outubro. O cadáver pertence a Elad Katzir, um homem de 47 anos.

Elad terá sido assassinado enquanto estava sob cativeiro da Jihad Islâmica no enclave. De acordo com o exército israelita, o corpo estava enterrado num campo de refugiados em Khan Younis.

O homem foi sequestrado pelo Hamas durante o massacre de 7 de outubro, juntamente com a mãe, de 77 anos, que foi libertada em novembro. O pai foi assassinado no dia do massacre, no kibbutz de Nir Oz onde vivia esta família.

Em comunicado, o exército israelita informa que o corpo já está em Israel, já foi identificado e a família informada.

Impasse nas negociações

O Cairo, tal como Doha, no Qatar, tem sido palco de negociações nas últimas semanas, para acordar uma trégua e libertar reféns, mas mantém-se um impasse.

A Faixa de Gaza é alvo há cerca de seis meses de uma devastadora intervenção militar israelita, desencadeada pelo ataque do grupo islamita Hamas em solo israelita de 7 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades de Telavive.

Últimas