Mundo

Tensão na Europa: Rússia pode estar a preparar-se para minar eleições

O alerta é de um grupo de investigadores que avisa que a Rússia quer alargar a sua influência no Médio Oriente e em África e minar as democracias ocidentais.

SPUTNIK

SIC Notícias

A Rússia estará a preparar uma investida para destabilizar os países ocidentais, num ano marcado por eleições legislativas e europeias. As conclusões são de um relatório de investigadores do Royal United Services Institute.

O objetivo, segundo o estudo, será alargar a influência da Rússia no Médio Oriente e em África e minar as democracias ocidentais, parceiras da Ucrânia.

"À medida que a guerra na Ucrânia se prolonga, a Rússia tem interesse em criar crises mais distantes", escrevem os autores do relatório, Jack Watling, Oleksandr V. Danylyuk e Nick Reynolds, citando os Balcãs como uma região pronta para 'o mal'.

Nesse sentido, os investigadores alertam os países da NATO para estarem atentos às estratégias russas de polarizar as eleições ocidentais. Apelam também a uma vigilância reforçada para ataques não convencionais.

"A Rússia também tem um interesse ativo em desestabilizar os parceiros da Ucrânia e, com uma série de eleições em toda a Europa, há uma vasta gama de oportunidades para exacerbar a polarização", alertam.

Últimas