O interior de um edifício de cinco andares desabou, esta terça-feira de manhã, em Badalona, na região de Barcelona, em Espanha. Há três pessoas desaparecidas.
As equipas de socorro procuraram, durante todo o dia, possíveis vítimas debaixo dos escombros, com a ajuda de cães. O jornal espanhol La Vanguardia adianta que há três desaparecidos, mas a equipa canina não detetou, até agora, presença humana.
Os bombeiros acederam ao prédio através de uma escada. Nas próximas horas vão remover o entulho.
O edifício que desabou fica na Rua Canigó, no bairro Raval, em Badalona. Cerca de 60 apartamentos de prédios "vizinhos” foram evacuados devido a rachas significativas. Os carros estacionados na rua foram retirados para as autoridades instalarem uma grua.
O prédio, que tem cerca de 65 anos, abateu do terceiro andar até ao rés-do-chão, mantendo a fachada intacta, informa o jornal espanhol La Vanguardia. O El Mundo diz que um dos pisos estava em obras, acabando por ceder.
Os detritos acumulados no chão “atingiram altura do primeiro andar”, refere o porta-voz dos bombeiros, citado pelo El Confidencial.
Para o local foram mobilizadas várias equipas, incluindo psicólogos. A Câmara Municipal está a localizar os moradores e disponibilizou um espaço para os residentes poderem pernoitar.
O alerta para os bombeiros foi dado por volta das 10:35, hora local, 09:35 em Lisboa.
Com cerca de 223 mil habitantes e a 10 quilómetros de Barcelona, Badalona é a terceira cidade mais populosa da Catalunha.
[Artigo atualizado pela última vez às 17:41]