Mundo

EUA oferecem recompensa milionária por narcotraficante mexicano

O Departamento de Estado norte-americano procura Chuy González, um fugitivo que alegadamente comanda uma organização independente de distribuição e produção de droga.

Canva

Lusa

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram esta quinta-feira que vão oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares (cerca de 4,6 milhões de euros ao câmbio atual) por informações que levem o narcotraficante Jesús González Peñuelas à prisão.

O Departamento de Estado norte-americano afirmou num comunicado que o fugitivo, conhecido por Chuy González, alegadamente comanda uma organização independente de distribuição e produção de metanfetamina, marijuana, heroína e cocaína.

Também é responsável pelo transporte e venda de cocaína e M-30, comprimidos de fentanil disfarçados de oxicodona.

Em maio de 2021, Chuy González foi incluído na lista de traficantes de drogas do Departamento do Tesouro.

Como resultado dessa integração, todos os seus ativos sob jurisdição norte-americana foram congelados, ficando proibido de realizar transações financeiras com entidades dos EUA.

Atualmente, Chuy González tem processos judiciais abertos no Colorado e no sul da Califórnia por múltiplos crimes de tráfico de droga em 2018 e 2017, respetivamente.

De acordo com dados oficiais, mais de 90 criminosos transnacionais e narcotraficantes foram levados à justiça desde que o Programa de Recompensas contra os Narcóticos (NRP) foi criado em 1986 nos EUA.

Últimas