Mundo

Mãe influencer acusada de maltratar filhos menores declara-se culpada

A norte-americana Ruby Franke, que prestava aconselhamento parental no Youtube, foi detida em agosto por abuso infantil depois de um dos filhos, de 12 anos, ter pedido ajuda e revelado que sofria maus-tratos.

Ron Chaffin

SIC Notícias

Ruby Franke, uma popular personalidade do Youtube que prestava aconselhamento parental, declarou-se culpada de quatros dos seis crimes de abuso infantil de que é acusada. A norte-americana foi detida em agosto depois de um dos seus filhos ter pedido ajuda.

Franke declarou-se, na segunda-feira, culpada de quatro acusações de abuso agravado de crianças, no 5º Tribunal Distrital do Condado de Washington, no Estado norte-americano do Utah. As outras duas acusações foram retiradas, de acordo com o gabinete do procurador do condado de Washington, citado pela ABC News.

O mesmo meio de comunicação revela que a mãe de seis crianças respondeu da seguinte maneira quando questionada sobre a sua posição relativamente aos crimes de que é acusada:

"Com o meu mais profundo pesar e tristeza pela minha família e pelos meus filhos, culpada."

O advogado da mulher garante que Ruby Franke pretende assumir a responsabilidade "pelos danos que causou aos filhos e a toda a família".

"Ela sabe que, ao declarar-se culpada e aceitar o castigo, está a dar um passo na direção certa para ser responsável pelos seus atos", esclarece o advogado, num comunicado enviado à ABC News.

A Sky News escreve que cada acusação de que é alvo é passível de uma pena de prisão que pode ir de um a 15 anos.

Sócia de Ruby também está envolvido no caso

Jodi Hildebrandt, sócia e conselheira de Franke, também enfrenta seis acusações de abuso infantil agravado. As duas mulheres foram detidas a 30 de agosto, depois de o filho de 12 anos de Ruby Franke ter conseguido escapar por uma janela da casa de Jodi – onde era violentado – e pedido ajuda a um vizinho.

No momento do pedido de auxílio, a criança encontrava-se visivelmente desnutrida e maltratada. Posteriormente, as autoridades apuraram que a filha de 10 anos de Franke também se encontrava numa situação semelhante. Ambas as crianças foram transportadas para o hospital.

Canal de Youtube contava com mais de dois milhões de seguidores

A norte-americana ganhou notoriedade na internet por conta dos vídeos que partilhava, desde 2015, no seu canal de Youtube, que dava pelo nome de "8 Passengers", onde mostrava o dia a dia da sua família e prestava aconselhamento parental.

O conteúdo partilhado por Ruby Franke era bastante popular e prova disso é o número de seguidores com que contava: cerca de 2,3 milhões. No entanto, o mesmo foi desativado há alguns meses.

Polícia já tinha sido chamada à casa da família

No ano passado, a polícia já tinha sido chamada à casa da família após um vizinho ter mostrado preocupação depois de os filhos de Franke terem ficado sozinhos em casa durante vários dias. De acordo com o relatório da polícia relativo à ocorrência, as crianças recusaram abrir a porta e, mais tarde, quando os agentes da autoridade regressaram ao local, a mãe já tinha regressado.

Antes, em 2020, alguns seguidores da mulher na internet lançaram uma petição para que os serviços de proteção de menores investigassem Franke. Na altura, a polícia visitou a casa da família, mas acabou por encerrar o caso por considerar que as alegações não tinham fundamento.

Últimas