Mundo

Desvendado mistério dos clarões observados no céu de Portugal

Na noite de 18 de novembro surgiram estranhos clarões nos céus do sudoeste da Europa, Portugal incluído. O mistério propagou-se durante umas horas nas redes sociais até ser devidamente explicado.

SIC Notícias

Ao início da noite de 18 de novembro começaram a circular nas redes sociais fotografias de estranhos clarões nos céus de Portugal. Seria um ovni ou um meteoro? Ou até lixo espacial produzido pelo Homem a entrar na atmosfera terrestre?

O meteorologista de Trás-os-Montes Márcio Santos começou a publicar algumas das imagens recolhidas na sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Os clarões foram também visíveis no norte de Itália.

E noutros locais do sudoeste da Europa.

O mistério adensava-se com algumas teorias a surgir.

Podiam ser restos do foguetão da SpaceX que nesse mesmo dia descolou mas acabou por explodir ou um meteoro a entrar na atmosfera terrestre.

Já à noite surge um tweet do Exército francês que poderá trazer a explicação para o “fenómeno suspeito”.

A partir de uma base no sudoeste de França, foi lançado um míssil - sem carga militar.

"A DGA (Direção Geral de Armamentos) coordenou e conduziu com sucesso um teste de disparo de um míssil M51 sem carga militar a partir da sua instalação em Biscarrosse. Este foi o primeiro disparo de um míssil #M51 na versão M51.3."

Em Biscarrose localiza-se o Centro de Testes Landes (CEL), base militar criada em 1962 onde “são testados os mais recentes mísseis do programa militar francês”.

Últimas