A polícia de São Francisco, nos Estados Unidos, anunciou na segunda-feira ter matado a tiro um homem cujo veículo entrou no consulado da China, na cidade.
A sargento da polícia de São Francisco, Kathryn Winters, disse aos jornalistas que "os agentes (...) entraram em contacto com o suspeito e ocorreram disparos envolvendo agentes".
A vítima foi declarada morta no hospital, apesar dos esforços da polícia e dos paramédicos no local, acrescentou, sem dar qualquer informação sobre a identidade da vítima.
Um porta-voz do consulado chinês indicou, em comunicado, que o suspeito "entrou violentamente no hall da administração do consulado, ameaçando seriamente a vida do pessoal e das pessoas que lá se encontravam e causando sérios danos" ao edifício.
"O suspeito foi detido pela polícia", de acordo com a mesma nota, na qual condenou o "ataque violento" e apelou para uma investigação.
A polícia de São Francisco e o Departamento de Estado estão a investigar o caso, disse Winters. São Francisco tem muitos residentes de origem chinesa, muitos dos quais oriundos de Taiwan.