Mundo

Ataque terrorista no Kosovo: pelo menos um polícia morto e outro ferido

O primeiro-ministro kosovar disse que se tratou de um ataque terrorista, que os atacantes eram profissionais com máscaras e armas pesadas.

FATOS BYTYCI

SIC Notícias

Um polícia morreu e outro ficou ferido num ataque na madrugada de hoje, no norte do Kosovo, anunciou o primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, na rede social Facebook.

Kurti disse que se tratou de um ataque terrorista, que os atacantes eram profissionais com máscaras e armas pesadas e que o tiroteio continua.

Os dois homens patrulhavam perto de uma estrada que lhes foi reportada como bloqueada quando a unidade de polícia foi "atacada a partir de diferentes posições, com armas pesadas, nomeadamente granadas".

O primeiro-ministro condenou imediatamente o ataque:

"Condenamos este ataque criminoso e terrorista. O crime organizado, com o apoio financeiro e logístico de responsáveis de Belgrado, ataca o nosso país", acusou.

O norte do Kosovo é palco de distúrbios recorrentes. A tensão aumentou em maio, quando as autoridades kosovares decidiram nomear autarcas albaneses em quatro municípios de maioria sérvia.

Mais de 30 soldados da KFOR, a força liderada pela NATO no Kosovo, ficaram feridos no final de maio em confrontos com manifestantes sérvios.

A Sérvia recusa reconhecer a independência da sua antiga província, cuja população de 1,8 milhões de habitantes, na grande maioria de origem albanesa, inclui uma comunidade sérvia de cerca de 120.000 pessoas, que vivem sobretudo no norte do Kosovo.

Depois de um conflito que fez 13.000 mortos, na maioria kosovares albaneses, as relações entre os dois antigos inimigos vão de crise em crise.

Com Lusa

Últimas