Do Palácio para a Abadia, Carlos e Camila serão transportados pelo Coche de Estado do Jubileu de Diamante, construído para celebrar os 60 anos de Isabel II no trono.
“É a primeira vez que este coche é usado numa coroação. Foi entregue à Rainha Isabel II em 2014 e foi usado para a abertura do Parlamento nesse ano, e noutras ocasiões subsequentemente. Por isso, não houve oportunidade de usá-lo numa ocasião tão importante e histórica ”, disse a curadora da coleção real britânica, Sally Goodsir.
Este coche é particularmente alto para permitir que os ocupantes reais sejam vistos pela multidão que estará nas margens do caminho de Buckingham para Westminster. É feito com carvalho do navio Vitória que representou a bandeira do reino no século 18.
No entanto, não fará o caminho de regresso na chamada procissão da coroação. A honra do momento cabe ao Coche de Estado de Ouro, o Gold State Coach. Com 260 anos, já foi usado em todas as coroações desde Guilherme IV, em 1831, mas que se estreou em 1762 quando Jorge III ainda Rei das colónias americanas presidiu à abertura do ano parlamentar.
O coche “tem quase quatro metros de altura, mais de sete metros de comprimento e pesa quatro toneladas”, explicou Sally Goodsir, e precisa da força de oito cavalos.
Para conduzir o Gold State Coach é necessária muita experiência. O coche nunca atinge grandes velocidades por causa do peso e da necessidade de ser visto pelos súbditos.
Este coche vai transportar o Rei Carlos III, já coroado, e também a Rainha Camila, que não será consorte.