Mundo

Balão chinês: Antony Blinken e Wang Yi encontram-se pela primeira vez depois do incidente

Antony Blinken terá avisado que o episódio violou a soberania americana e que não deve voltar a acontecer. Wang Yi repetiu que o balão era civil e se desviou da rota normal com o vento.

SIC Notícias

Pela primeira vez, representantes dos Estados Unidos e da China reuniram-se após o incidente com o balão chinês abatido em território norte-americano. A reunião entre o secretário de Estado norte-americano e o representante máximo da diplomacia chinesa realizou-se à margem da conferência sobre segurança em Munique, na Alemanha.

Foi à noite, após mais um dia da Conferência de Segurança, em Munique, que Antony Blinken e Wang Yi se encontraram, de forma informal e à porta fechada. Foi o primeiro encontro, depois dos Estados Unidos terem abatido um balão chinês em território americano.

Blinken terá avisado o diplomata chinês que o episódio violou a soberania americana e que não deve voltar a acontecer. Wang Yi repetiu aquilo que a China tem vindo a dizer: o balão era civil e se desviou da rota normal com o vento.

Os americanos mantêm a versão de que o balão chinês estava a recolher informações em território americano. Acusam a China de espionagem. A China acusa os EUA de histeria. A tensão entre a China e os Estados Unidos ganha mais um episódio.

Mas apesar de não ter havido nenhum pedido de desculpas de qualquer um dos lados, os dois países apelaram à comunicação diplomática.

Últimas