O número de mortos no terramoto que atingiu a ilha de Java, na Indonésia, na segunda-feira, subiu para 310, avançou hoje a agência nacional para a resposta a desastres. Há ainda 24 pessoas desaparecidas.
O terramoto de magnitude 5,6 causou deslizamentos de terra e destruiu edifícios no oeste de Java, disse o chefe da agência, Suharyanto, acrescentando que "as 24 pessoas foram identificadas”.
Segundo o responsável pelos serviços nacionais de emergência, Henri Alfiandi, as buscas vão continuar até segunda-feira, ou até mais, se todos os corpos não forem encontrados até lá.
“Há problemas de instabilidade do terreno, deslizamentos de terra agravados pelas chuvas contínuas e há receio de mais tremores de terra”, disse ao canal de televisão Kompas.
Muitas das vítimas são crianças, algumas das quais estavam em aulas.
O resgate com via de uma criança na quarta-feira ao fim do dia reavivou a esperança de encontrar mais sobreviventes.
Mais de 2.000 pessoas ficaram feridas, cerca de 56.000 casas foram danificadas e mais de 62.000 pessoas foram retiradas, disse Suharyanto.
Localizada no "anel de fogo" do Pacífico, onde as placas tectónicas se encontram, a Indonésia é regularmente afetadas por sismos ou erupções vulcânicas.