Ana Paula dos Santos, a antiga primeira-dama de Angola, e o médico pessoal de José Eduardo dos Santos são alvo de uma queixa por tentativa de homicídio do antigo Presidente. Queixa que foi apresentada esta segunda-feira à polícia de Barcelona por Tchizé dos Santos, uma das filhas mais velhas.
Tentativa de homicídio, omissão de auxílio, ofensas à integridade física por negligência e devassa da vida privada.
Esta é a lista de crimes de que José Eduardo dos Santos pode ter sido vítima e pelos quais a filha lança suspeitas sobre a madrasta, Ana Paula dos Santos, e o médico João Afonso, que trata o antigo Presidente de Angola há mais de 15 anos.
A queixa formal foi apresentada na polícia de Barcelona, que agora vai investigar as circunstâncias que antecederam o internamento do antigo Presidente de Angola nesta clínica.
Entretanto, a filha pediu também à polícia que reforce a segurança de José Eduardo dos Santos na unidade de cuidados intensivos onde permanece internado.
Com os desentendimentos na família a chegarem às acusações criminais, João Lourenço, o atual Presidente de Angola, continua a escolher a antiga primeira-dama como interlocutor que contacta para receber informações sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos.
Saiba mais
- José Eduardo dos Santos: ministro garante que Governo continua a “assumir responsabilidades” pelos custos de hospitalização
- Filha de José Eduardo dos Santos descarta morte cerebral e lança críticas a dois alvos bem definidos
- José Eduardo dos Santos: filhas pedem testes para despistar possível envenenamento e exigem investigação sobre acidente