Mundo

Afeganistão: Talibãs prometem não dificultar ajuda internacional após sismo

O terramoto de magnitude 6 deixou milhares de pessoas sem abrigo.

Os talibãs, no poder no Afeganistão, prometeram este sábado não dificultar a ajuda internacional às dezenas de milhares de pessoas afetadas pelo sismo que atingiu o país na quarta-feira, e que causou pelo menos 1.150 mortos.

O sismo de magnitude 6 na escala de Richter deixou milhares de pessoas sem abrigo. Cerca de 3.000 casas foram destruídas ou seriamente danificadas.

No passado, os talibãs foram acusados por organizações humanitárias de desviarem a ajuda para áreas onde a população apoiou a sua insurreição contra o governo pró-ocidental.

Porém, Khan Mohammad Ahmad, um alto funcionário talibã na província de Paktika, a mais afetada pelo terramoto, prometeu não interferir no trabalho das agências da ONU e das organizações não-governamentais (ONG) internacionais.

“Quer se trate do PAM (Programa Alimentar Mundial), da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) ou de qualquer outra organização […], da comunidade internacional ou das Nações Unidas […], eles vão distribuir (ajuda)” e os talibãs “estarão com eles”, prontos a ajudar, sublinhou.

O sismo é o mais mortal no Afeganistão em mais de duas décadas.

Saiba mais

Últimas