Os serviços de meteorologia dos EUA lançaram o aviso: as iguanas imobilizadas podem cair das árvores devido às temperaturas frias na Florida. A população já tinha recebido um alerta semalhante há cerca de um ano.
“As iguanas são animais de sangue frio. Diminuem a velocidade ou tornam-se imóveis quando as temperaturas caem. Podem cair das árvores, mas não estão mortas”, lê-se numa publicação do Twitter.
Os serviços meteorológicos pedem para as pessoas não se aproximarem, se virem iguanas no chão que parecem estar mortas. Vão mover-se quando houver sol, acrescentam.
“Os seus corpos começam a desligar-se e perdem funções. As iguanas dormem nos galhos das árvores e, com o frio, perdem a capacidade de se segurar, por isso caem muito”, explicou Stacey Cohen, especialista em répteis do Jardim Zoológico de Palma Beach, à estação de televisão WPBF, citada pelo jornal britânico The Guardian.
As temperaturas no sul da Florida atingiram quatro graus Celsius negativos, no dia 23 de janeiro. No dia anterior, o nordeste foi atingido por uma tempestade de inverno. Vários estados declararam emergência. Mais de 1.400 voos foram cancelados.
A mesma especialista acrescenta que o frio é ameaçador para as iguanas, que são provenientes da América Central e do Sul, próximas do Equador, onde está “muito calor”.
As iguanas verdes são consideradas uma espécie invasora. Podem pesar até 7,5 quilos e medir mais de 1,5 metros.