Mundo

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma atinge a Península Ibérica

IPMA está a acompanhar a situação e divulga imagens com a previsão da concentração de dióxido de enxofre até 16 de outubro.

MIGUEL CARO

SIC Notícias

Uma nuvem de dióxido de enxofre com origem na erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, está a atingir a Península Ibérica, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Com base nas previsões do modelo do Serviço de Monitorização Atmosférica do programa Copernicus.(CAMS), o IPMA avança que esta "intrusão de de dióxido de enxofre (SO2) estará a ocorrer sobretudo acima dos 3000 m de altitude, não afetando por isso as concentrações deste gás à superfície".

"Prevê-se que este episódio se prolongue até pelo menos sexta-feira dia 15", informa o IPMA, que acompanha a evolução da situação.

"Na figura apresenta-se a previsão para a concentração de SO2 na proximidade de Lisboa, entre 11 e 16 de outubro em função da pressão atmosférica. O valor mais elevado de pressão, 1000 milibars (hPa) corresponde aproximadamente à superfície, enquanto que um valor de 500 milibars (hPa) correspondem a cerca de 5500 m", explica o IPMA.

Mapa da previsão da concentração de dióxido de enxofre entre 11 e 16 de outubro de 2021

Últimas