A Barbie celebra este sábado 60 anos. A boneca mais famosa do mundo continua a marcar a infância de várias gerações de uma ponta à outra do globo.
Em 1959….
Nascia a boneca Barbie, nome completo Barbara Millicent Robert.
Nos anos 50, o casal norte-americano Ruth Handler e Elliot Handler notaram que a filha Barbara brincava com bonecas feitas de papel e que, na maioria das vezes, transformava-as em mulheres adultas. Naquela época não existia nenhuma boneca adulta à venda no mercado norte-americano. E foi aí que o casal Handler teve uma ideia: porque não criar uma boneca adulta? Falou com o marido, um dos fundadores da fábrica de brinquedos Mattel, e meteu mãos à obra.
Barbie foi inspirada numa boneca alemã
Bild Lilli foi a boneca que serviu de inspiração para criar a Barbie. Durante uma viagem à Europa, Ruth Handler conheceu a boneca e pensou que era o que estava a faltar nos Estados Unidos. Comprou três bonecas e quando chegou a casa ofereceu uma à filha Barbara e as outras duas usou como modelo para criar a sua própria boneca.
Com a ajuda do designer Jack Ryan, nasceu a boneca mais famosa do mundo. Ruth quis dar o nome da filha à criação mas acabou por encurtar de Barbara para Barbie.
Primeira Barbie custava três dólares
Foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque a 9 de março de 1959. Os primeiros exemplares custavam três dólares. Nos dias de hoje esses preços já não se aplicam, a não ser que acrescentemos uns zeros à frente.
Inicialmente foram lançadas duas versões: uma loira e uma morena. Mas, rapidamente optaram pelo loiro definitivo.
Anos mais tarde a Mattel comprou os direitos da boneca alemã Bild Lilli e a mesma deixou de ser fabricada em 1964.
A cada segundo são vendidas três Barbies
Presente em mais de 150 países, a cada segundo são vendidos três exemplares da boneca mais famosa e mais lucrativa da empresa Mattel.
Uma boneca que já não é só uma boneca
A Barbie não está só nas prateleiras das lojas de brinquedos. Desde que foi criada, têm sido vários os meios utilizados para dar a conhecer a história da boneca. Pode ser vista em filmes, muitos filmes, livros de banda desenhada e jogos para computador e telemóveis.
Inspira crianças, adolescentes e mulheres a serem o que quiserem
Desde 1959 que a Barbie inspira raparigas a serem o que quiserem sem medo de serem julgadas. Já vimos a Barbie astronauta, médica, polícia, chef de cozinha, professora, bailarina, engenheira, entre outras. Em 60 anos de existência já teve mais de 150 profissões.
“Toda a minha filosofia acerca da Barbie era que através da boneca, uma rapariga pudesse ser tudo aquilo que quisesse. A Barbie sempre representou o facto de uma mulher ter escolhas” – Ruth Handler
Pôr fim ao estereótipo de beleza
Em 2016, a Barbie deixou de ser aquela boneca alta e elegante, com cabelo loiro e olhos azuis. O objetivo: ir ao encontro das medidas dos corpos das mulheres reais e romper com o estereotipo de beleza.
A marca lançou ainda sete novos tons de pele, 22 cores de olhos e 24 estilos de penteado.
Este ano a Mattel anunciou a nova Barbie em cadeira de rodas. A empresa quer que a boneca mais conhecida do mundo seja também a mais inclusiva de sempre.