Mundo

Cápsula Dragon da SpaceX atraca com sucesso à Estação Espacial

Missão de teste para no futuro levar astronautas até à Estação Espacial Internacional.

NASA

"Após 18 órbitras à Terra desde o seu lançamento, a nave espacial Crew Dragon uniu-se com êxito à estação espacial através de um acoplamento suave, enquanto a estação viajava a norte da Nova Zelândia", escreveu a NASA no Twitter.

A cápsula da empresa de Elon Musk acoplou automaticamente à Estação Espacial Internacional às 10h51 GMT, mesma hora em Lisboa.

Os astronautas na Estação, a norte-americana Anne McClain e o canadiano David Saint-Jacques, confirmaram o sucesso da operação. "Confirmada acoplagem suave".

A bordo só viajava o manequim "Ripley" - referência à personagem da saga de filmes "Alien"-, já que esta é uma missão de demostração para futuras viagens tripuladas, e que leva 180 quilos de mantimentos.

A Crew Dragon será o primeiro veículo espacial construído e operado por uma empresa comercial norte-americana, a SpaceX, concebido para que os astronautas viajem até na Estação Espacial.

Últimas