Mundo

"Braço direito" de Kim Jong-un e chefe da diplomacia dos EUA preparam cimeira histórica

O vice-presidente da Coreia do Norte, general Kim Yong Chol, e o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, iniciaram quarta-feira à noite uma série de encontros em Nova Iorque para preparar a cimeira histórica entre o Presidente norte-americano e o líder da Coreia do Norte.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, recebe o vice-presidente da Coreia do Norte, general Kim Yong Chol, em Nova Iorque.
STATE DEPARTMENT / HANDOUT

O general Kim Yong Chol é o mais alto responsável norte-coreano a pisar solo norte-americano em 18 anos.

Os dois responsáveis, que já se encontraram por duas vezes em Pyongyang, jantaram ontem à noite em Nova Iorque, acompanhados pelo chefe da secção sobre a Coreia da CIA.

O Departamento de Estado divulgou fotografias do jantar que decorreu no 39º andar de um edifício perto das Nações Unidas.

Para o dia de hoje está prevista nova reunião pelas 9h00 locais, 14h00 em Lisboa, à qual se seguirá uma conferência de imprensa de Pompeo pelas 14h15, 19h15 em Lisboa.

Cimeira histórica (caso se concretize)

Prevista para 12 de junho em Singapura, esta reunião será o primeiro encontro entre os líderes dos EUA e da Coreia do Norte após quase 70 anos de confrontação iniciados com a Guerra da Coreia (1950-1953) e 25 anos de negociações fracassadas sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Últimas