Mundo

Kremlin acusa Rodtchenkov de difamação no escândalo de doping russo

O Kremlin considerou hoje difamatórias as declarações que consideram que Vladimir Putin teve uma papel crucial no esquema de doping organizado na Rússia, proferidas na segunda-feira por Grigori Rodtchenkov, ex-alto responsável pelo laboratório antidopagem do país.

Vladimir Putin
Sputnik Photo Agency

O Kremlin classificou hoje como "difamação" as declarações de Grigori Rodtchenkov, ex-alto responsável pelo laboratório antidopagem da Rússia, segundo as quais Vladimir Putin teve um papel crucial no esquema de doping organizado no país. o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, numa reação a declarações feitas na segunda-feira por Rodtchenkov ao canal televisivo alemão ARD afirmou:


"É uma nova difamação, sem qualquer prova"


O antigo diretor do laboratório antidopagem de Moscovo e responsável pelas primeiras revelações sobre o escândalo de doping na Rússia com apoio estatal afirmou que:

"apenas o presidente pode dar este tipo de missão aos serviços secretos"


A Agência Russa Antidopagem (Rusada) está suspensa desde novembro de 2015 na sequência da divulgação de um relatório, elaborado por Richard McLaren, que revelou a existência de um esquema organizado de doping no desporto russo criado em 2011.

Grigori Rodtchenkov demitiu-se do laboratório no início do escândalo que tem afetado o desporto russo e refugiou-se nos Estados Unidos, a partir de onde fez várias acusações sobre um sistema organizado de dopagem durante os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014, apoiado por Moscovo e pelos serviços secretos russos.


A Rússia não esteve representada oficialmente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016, e também não vai estar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno PyeongChang2018, que decorrerão em fevereiro e março.

Lusa

Últimas